
Caros Leitores,
Quanto tempo, não é?! Peço desculpas pela ausência nos últimos 20 dias, mas realmente a coisa fugiu do controle... No bom sentido! Vários projetos, muitas viagens e com isso, novas histórias para compartilhar por aqui. Então, sem mais demora, vamos direto ao assunto.
O post de hoje é sobre um fenômeno que está acontecendo com muita força no país. A expressão que eu vou utilizar não é minha - e sim de uma pessoa muito querida (Obrigada!) - e que explica profundamente nosso assunto. Neste exato momento, estamos vivenciando o processo de Ibisação da hotelaria nacional.
Por um lado, temos todo o mérito da Accor de ter desenvolvido um modelo positivamente matador. Os Ibis realmente são hits absolutos nas paradas de sucesso! Atendem as necessidades básicas dos hóspedes, costumam ser bem localizados, possuem sistema de reservas descomplicado e ainda por cima geram bom retorno a seus investidores. Por tudo isso, transformaram-se em verdadeiras referências de mercado. A Gilette da hotelaria.
Por outro lado, quanto maior o crescimento deste modelo no país, mais perdemos em dois aspectos: na personalidade e na qualidade de serviço de nossos hotéis.
Já abordamos estes assuntos aqui anteriormente (Posts de Julho: A falta de personalidade na hotelaria brasileira e Por que o serviço por aqui é tão ruim?), mas acredito profundamente que só por ser econômico, o hotel não necessariamente deve ser sem graça (como chuchu) e prestar um serviço mediano.
Personalidade pode ser alcançada através do estilo, da forma e de pequenos detalhes que fazem a diferença! (vide Aloft da Starwood) E nem sempre isso custa caro! Agora, a questão do serviço é que é crucial. Impressionante como as pessoas que trabalham em hotéis econômicos mudam a chave do serviço e passam a economizar em sorrisos, em bom-atendimento, em cordialidade, em eficácia e a coisa descamba de forma geral. Atender com gentileza e eficiência não custa caro!
Portanto, caros leitores, em época de eleição faço aqui a minha campanha por um universo hoteleiro com mais personalidade e pela melhor qualidade de serviço em nosso país!! É disso que o Brasil precisa para tornar-se um destino respeitado e valorizado!