Livros e demais elementos para compor o universo

  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O lado não tão limpo da hotelaria!


Relendo os posts passados, percebi que posso conduzir meus leitores a uma percepção equivocada sobre a hotelaria. Então, antes que se perpetue a visão de que este universo é só luxo e sofisticação, cabe ressaltar que a maior parte dos hotéis disponíveis por aí não integra o Hall da Fama da Hotelaria, não é descolado e bem pensado e nem sequer merece menção sobre sua existência.

A verdade nua e crua é que mesmo grandes hotéis, hotéis de redes reconhecidas e de todas as partes do mundo têm seus problemas e digamos, suas sujeiras. Portanto, o post de hoje é para isso: alertar meus queridos seguidores sobre as armadilhas existentes, inclusive aquelas bem armadas e escondidas. Então, vamos lá:

Nunca use o cobertor do hotel: certamente, não há nada mais nojento. Ou você realmente pensava que eles eram lavados com frequência? A melhor média identificada nas minhas andanças por aí é de 2 anos. É, vocês entenderam direito, os cobertores são lavados a cada dois anos (na melhor das hipóteses)!!!! Portanto, prefiram hotéis que usam edredon. Os melhores são aqueles que tem capa e trocam a cada saída de hóspede. Fora isso, se estiver frio, durma de roupa (been there, done that!).
Como vocês acham que os copos de frigobar são lavados? Na cozinha??? Engano seu, eles são lavados na pia do banheiro. Mas a pior parte ainda está por vir. Alguns hotéis até tem esponja e pano separado para este item especificamente, mas há que confiar que a camareira fará o uso correto dos mesmos. E se não fizer? E se não tiver material separado? A mesma esponja e o mesmo pano que lavam o vaso sanitário passarão pelo copo. Eles ficarão brilhantes, mas... Neste caso, lave você mesmo antes de usar, ou não use! Talvez a latinha esteja mais higienizada que o próprio copo.
Não ande de meias brancas e nem descalço no carpete do seu confortável apartamento! A rotatividade dos hotéis impede sua limpeza profunda, então ela habitualmente só acontece em uma situação: quando há a troca do carpete. Em alguns casos, os apartamentos são aspirados quando muda o hóspede, em outros...Conheci um hotel que tinha cerca de 350 apartamentos e dois aspiradores de pó. É só fazer a conta!

Nos apartamentos de hotéis de todos os tipos, estes são os principais pontos críticos. No futuro falaremos sobre as áreas comuns e sobre o clássico dos clássicos: Alimentos & Bebidas. Espero que lembrem de mim e deste post em suas próximas hospedagens! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem-vinda!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!