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domingo, 14 de março de 2010

Hotéis econômicos!


Este post está sendo escrito em Birmingham. Na verdade, o início dele, pois estou no trem de volta a Londres depois de assistir a mais um espetacular show da Dave Matthews Band. Se este blog fosse de música, eu não teria assunto, pois a minha vida musical gira quase que exclusivamente ao redor deles... Mas, vamos ao que interessa.

Hoje vou falar de hotelaria econômica. Em Birmingham fiquei hospedada em um Etap, a bandeira super econômica da Accor. A marca Etap é a equivalente a Formule 1 no Brasil. Na verdade, houve uma adaptação de marcas da empresa para entrada em nosso país. Aqui na Europa, os Formules 1 são hotéis de estrada (principalmente) com apartamentos minúsculos, normalmente sem banheiros. Estes estão localizados no corredor e são auto-limpantes - o que quer dizer que eles não costumam ser muito limpos!

Quanto ao Etap, poderia classificá-lo como um hotel justo. O apartamento totaliza no máximo 15m2. O chuveiro parece uma cabine, pia e vaso sanitário são separados para facilitar seu uso de forma independente pelos hóspedes. Todos os apartamentos têm uma cama de casal e uma cama suspensa, formando um triliche. Agora, a pergunta que não quer calar: como cabem três pessoas e suas malas neste contexto?? Eu não faço a menor idéia. Além disso, o quarto conta com uma mini tv e cabides na parede. Não há frigobar, secador de cabelo ou qualquer item de decoração. Há um sabonete na pia e duas toalhas de banho - sem toalha de rosto e sem piso. Apesar de limitado, isso é tudo que você costuma precisar em uma noite. Portanto, recomendo este tipo de hospedagem para períodos curtos, quando você quer pagar pouco.

O lobby é funcional. No restaurante, opções de snack e comidas rápidas - tudo em formato de auto-serviço. Os funcionários são multifuncionais. Talvez por isso, sejam simpáticos quando dá para ser. Meu problema com hotelaria econômica é este. Normalmente, economiza-se até quando o serviço não custa nada: sorriso, atenção, cuidados com a limpeza e etc. Uma nova marca foi lançada no Brasil recentemente e promete cuidar justamente deste aspecto. Apesar de econômicos, os hotéis oferecem serviço diferenciado. Estou falando da marca Spotlight Hotels by Chieko Aoki que ajudei a conceituar e que será alvo de um post específico no futuro.

Considerando o exposto, recomendo as bandeiras econômicas e super econômicas para investimento. O valor de construção, mobília e equipamentos (FF&E e HEOS) é baixo (considerando a ausência de vários itens tradicionais) e a ocupação costuma ser alta (dependendo da localização). O preço e a segurança da existência de padrões são amparados por uma rede - fórmula de excelente rentabilidade. E para aqueles que querem apenas se hospedar, seguramente será melhor que a maioria dos hotéis familiares que concorrem com o mesmo preço por aí.

Meu post acabava aí, mas chegamos em Marseille e serei obrigada a completar. Ficar em um hotel de rede, mesmo sendo econômico, te dá a garantia de um certo padrão de qualidade. A expectativa está ajustada. Para Marseille, escolhi um hotel que parecia ser charmoso e bem localizado. Até conferi as opiniões de outros hóspedes!! E, acabei ficando no hotel mais sujo do mundo! Carpetes manchados, carpetes nas PAREDES, cobertor azul (ARGH!), móveis desgastados e o teto com a tinta menos branca que já vi (menos branca, porque era branca no seus dias de auge!). É isso!

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Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!