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domingo, 21 de março de 2010

Investindo em hotéis!


Como a Mapie estava participando da maior feira de investimentos imobiliários do mundo - Mipim - em Cannes, o post desta semana falará sobre investimentos em hotelaria. Antes de iniciar, gostaria de comentar apenas que o evento foi bastante impressionante. Muitos investidores procurando oportunidades e muitos projetos consistentes em várias partes do mundo. Diria que a bola da vez é dividida entre o Brasil e a Polônia. Em relação ao Brasil, os mega eventos de 2014 e 2016 contribuem, principalmente para fortalecer o país como destino, mas os investidores sabem diferenciar um projeto sólido do oportunismo presente em algumas situações. É óbvio que a Copa em si, não gerará demanda turística suficiente por um período extenso e nem todas as cidades sede são alvo de investimentos, mas certamente, os eventos atraem atenção para o país. Mas, é ainda mais óbvio que o Brasil é a bola da vez por ter uma economia estável, renda da população em crescimento e por ser uma democracia consolidada (assim esperamos!).

Agora sobre o tema especificamente: muitos investidores brasileiros temem investir em hotéis. No meu entendimento, isto acontece porque há aproximadamente 10 anos, com o boom da hotelaria nas principais capitais do país, houve um excesso de oferta hoteleira, principalmente no modelo de condomínio. As incorporadoras prometeram rentabilidade garantida e esqueceram de combinar com as redes hoteleiras. Estas operavam principalmente através de contratos de gestão, onde um percentual da receita e/ou resultado fica com a operadora hoteleira em troca da gestão, marketing, marca, conhecimento e etc. Além disso, o modelo de condomínio é bastante conflituoso. Em um mesmo empreendimento temos investidores com perfis bastante diferenciados. Desde um empresário que espera retorno agressivo até a senhora aposentada que comprou o apartamento para viver no final de sua vida. É impossível agradar a todos neste cenário!

O lado positivo é que este excesso de oferta proporcionou uma limpeza no mercado. As redes que não tinham consistência, foram sendo aos poucos, substituídas. Ficaram as mais competentes e mesmo assim, o percentual por elas cobrado virou commodity! Quem tivesse a menor taxa de administração ficava com o contrato. Este entorno de alta competitividade, fez com que algumas redes criassem novos modelos, como os contratos de arrendamento ou as aquisições parciais. E é aí que estão as melhores oportunidades de investimentos da atualidade. Retorno garantido de X% ao mês sobre o total investido e possibilidade de aumento da margem com rentabilidade variável.

Cabe ressaltar ainda que além da rentabilidade garantida da operação hoteleira, compatível com índices oferecidos em outras operações, temos que considerar a solidez do imóvel e a possibilidade de valorização imobiliária em si, gerando ótimos índices. Portanto, acredito que investir em hotel pode ser uma excelente opção, basta saber conjugar localização adequada, gestão competente e acompanhamento constante. É isso!

Um comentário:

  1. Mariana B. B. Gualberto28 de março de 2010 às 19:37

    Carol, voce ja escutou o comentario do Mauro Halfeld da CBN. Se nao, escute no site da CBN o audio. Ele simplesmente nao recomenda... Ta bom!

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Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!