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  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

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domingo, 4 de abril de 2010

Hóspedes sem noção!


Estava jantando com uns amigos queridos e falávamos das situações que nos tiram do sério relacionadas ao mau atendimento, ao descaso dos profissionais ou à burrice alheia. É verdade que temos incontáveis exemplos negativos e que no geral, somos muito mal recebidos, seja em um restaurante, numa concessionária, num hotel ou por telefone. Falamos também da falta de educação das pessoas. Gente que gruda na esteira de bagagem no aeroporto achando que você está ali para apreciar a vista. Gente que entra no elevador antes das pessoas descerem, impedindo o fluxo e irritando o universo. Gente que dirige mal e ocupa duas faixas ou que acha que tem um caminhão e quando dá pisca para a direita, inicia a curva pela esquerda... Enfim, gente SEM NOÇAO!

Então para iniciar uma campanha pelos bons modos da nação, vou listar alguns itens que certamente te transformariam em HÓSPEDE SEM NOÇÃO! Se você se identificar em alguma das situações abaixo, preste mais atenção da próxima vez ou será odiado pela a equipe - e com razão!

A sua reserva foi feita por telefone ou por email e é a primeira vez que você se hospeda neste hotel. É absolutamente natural que o recepcionista te cobre na chegada ou que ele peça um número de cartão de crédito. É grande o número de pessoas que inicia um discurso nesta linha... “Onde já se viu! Vocês estão desconfiando de mim! Não me hospedo em um lugar que não acredita nas pessoas! Eu viajo o mundo inteiro e isso nunca aconteceu antes... Estou muito constrangido”! O detalhe é que quem viaja o mundo inteiro, sabe que esta prática é muito comum...

Dia de alta ocupação, hotel lotado, às 23h chega um hóspede que diz ter uma reserva. Você pergunta o nome, ele informa. Você procura no sistema e nada! Ele começa a ficar apreensivo. Você pede um documento da reserva para verificar e ele acha que é o fim do mundo. Grita, diz que vai ficar, que a central de reservas é ineficaz, que todos são incompetentes. Quando ele te entrega o documento, você percebe que ele está no hotel errado!!! Fogos de artifício disparam em sua cabeça! Você olha para o hóspede com cara de sonsa e diz: “O sr. gostaria que eu chamasse um táxi?” - olhar confuso do cidadão. “Já que a sua reserva é no hotel XYZ a três quadras daqui?” Sorriso...

O quarto de hotel não é extensão da sua casa! A camareira não precisa conhecer seus hábitos em profundidade. E nem está ali para lavar a cueca que foi deixada no chão do banheiro!

Você até pode economizar R$ 10,00 fazendo xixi na garrafinha de whisky para que ninguém perceba que ela foi consumida, mas aqui se faz aqui se paga! A nossa torcida é que da próxima vez que você for tomar a bebida no quarto, o hóspede anterior tenha tido a mesma idéia!

Guarde bem os seus pertences e de forma organizada! Normalmente, o sumiço sobra para a coitada da camareira. As fechaduras magnéticas têm histórico e podem ser lidas por um sistema! Esta leitura identifica qual chave abriu a porta em que momento. Já passei por várias cenas de senhoras histéricas acusando a camareira e quando fizemos a leitura só a hóspede tinha entrado no apartamento. “Putz! Encontrei debaixo da cama! A camareira deve ter deixado cair”. Tá, tá, tá!

Em 90% dos casos, garçons, mensageiros e outros colaboradores não têm interesse em participar das suas fantasias sexuais! Não convide! Tudo bem que tem os 10% que adorariam, mas estes contarão para 100% do hotel no dia seguinte e você ficará muito famoso!

Não peça para transformar o complemento de diária (leia-se: diária da garota de programa) lançado em sua conta em restaurante para sua empresa reembolsar! O recepcionista fica com pena de você! Ou pior, não diga que não irá pagar porque não recebeu visita. O recepcionista irá abrir a pasta do seu apartamento na sua frente e o primeiro item que irá aparecer será a ficha de registro da Tiffannyyyy (cujo nome real é Sirlene Creuza Aparecida) assinada por você!!

E finalmente, se você acordou atrasado, o problema é seu! A fila do check out continuará existindo e grudar a chave no nariz do recepcionista não fará dele um ser mais empático com a sua situação.

Portanto, caros leitores, comportem-se!

9 comentários:

  1. Muito bom dear teacher!!
    Eu estou adorando o teu blog!

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  2. E a dica q dou 'e de tratar bem o recepcionista pq ele pode te dar o melhor ou o pior quarto, e ainda afirmar q o hotel esta lotado e vc vai ficar, sem vista, do lado do elevator, e num quarto fumante, sem opcao de trocas, ja q o tipo de quarto nao era garantido!!! Mas a do cartao de credito 'e a melhor ainda! Sem cartao ou dinheiro = sem quarto!

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  3. *Muitos risos* E assim caminha a humanidade, nada muda ...

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  4. Vontade de panfletar esse post seu em todas as Uhs.
    Parbaéns pelo blog!

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  5. muuuito bom profii! =)
    lendo estes posts até me dá vontade de trabalhar com hotelaria ^^

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  6. Obrigada pelos comentários, gente! Vou preparar novas histórias para compartilhar!

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  7. Sensacional! Faça um ivro "como se comportar para ficar no melhor quarto do hotel"!! rs. Parabéns! Beijocas.

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  8. hahaha, muito bom!!! Ótimas histórias de quem tem tantas, não é?? Posso tentar imaginar..., hehe. Bjos

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Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!