Livros e demais elementos para compor o universo

  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Recebendo comitivas - Parte II


Em um dos primeiros posts do blog, contei sobre algumas de minhas interações favoritas neste universo hoteleiro - receber chefes de estado e de governo. Somente para relembrar, fui Gerente de Front Office em um hotel em Brasília que recebia todas as delegações internacionais em visita oficial ao país. Eu era a responsável pela organização desta recepção, que requer cuidados e atenção redobrada, além do protocolo requerido. Hoje vou contar como foi uma das experiências mais queridas por mim - receber o então primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra.

Aqueles que fizeram intercâmbio cultural (eu fiz pelo AFS para a Tailândia em 1994) sabem que se cria um vínculo misterioso com o país que nos recebe! Mesmo depois de muito tempo, quando outros países sobem na sua lista de preferência, o país hospedeiro continuará sendo parte de quem você é. A Tailândia é certamente um país incrível, de gente feliz e hospitaleira. Com uma cultura riquíssima e über exótica e com uma das melhores gastronomias do mundo, este é um lugar que posso chamar de casa. Imaginem portanto, minha enorme satisfação ao receber a visita do embaixador da Tailândia em Brasília para iniciar os preparativos para visita oficial do primeiro-ministro.

Nós, hoteleiros, buscamos conhecer a cultura e preferência de nossos hóspedes. A idéia é fazer com que o hotel seja uma zona de conforto - uma casa longe de casa! Para esta comitiva, não poupei esforços. Providenciamos música tailandesa, quitutes típicos e capacitamos a equipe para compreender aspectos valorizados da cultura como o respeito pela hierarquia, a correta posição da sagrada cabeça e do mal-visto pé! Apesar do “mico”, vesti-me com minha roupa típica, costurada pela minha mãe hospedeira 10 anos antes e fui receber o primeiro-ministro! A cara de surpresa dele foi impagável! Conversamos bastante nos rápidos momentos livres da sua agenda! Contei como foi a minha experiência no país e falei do carinho que sentia pelo seu povo. Ele contou como apreciava o ocidente e como queria que seus filhos tivessem referências internacionais. No final da visita, deixou uma linda mensagem de agradecimento no livro de ouro do hotel que eu guardo até hoje!

A hotelaria me apaixona por diversas razões e o fato dela me proporcionar oportunidades como esta, certamente é uma delas! Quando é que eu poderia imaginar este momento lá em 1994, quando as pessoas sequer sabiam direito onde ficava a Tailândia e me perguntavam para que mesmo eu iria usar o idioma tailandês? Certamente foram poucas as oportunidades, mas muito bem aproveitadas! Sawasdee kah!

2 comentários:

Sua opinião é muito bem-vinda!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!