
Estive recentemente em Buenos Aires e sempre que visito a cidade, fico impressionada com a quantidade de hotéis boutique existentes. São várias possibilidades localizadas nos charmosos bairros da Recoleta, Palermo (Soho e Hollywood), San Telmo, entre outros. Além disso, vemos hotéis emblemáticos como o Alvear e o Faena e os de arquitetura mais nova e arrojada como o Hilton em Puerto Madero e o futuro Indigo no empreendimento Zen City. E isto porque estou apenas mencionando nosso vizinho. O que dizer de NYC, Paris e de outras capitais europeias?
Isso leva a uma reflexão. Por que a hotelaria brasileira é tão sem personalidade? O objetivo deste post não é fornecer respostas, mas iniciar uma discussão necessária para melhorarmos o nível dos nossos hotéis e sua atratividade.
A grande maioria dos hotéis no Brasil encaixa-se no mesmo padrão. Apartamentos executivos, com lobbies impessoais, restaurantes vazios e arquitetura indiferente. Onde estão os nossos hotéis boutique? E aqueles com arquitetura e design arrojado? Onde estão os emblemas da hotelaria nacional?
Depois de muito pensar, encontro poucas respostas. Temos o Copacabana Palace, o Fasano, alguns hotéis mais descolados em São Paulo como o Emiliano e o Unique, alguns boutiques pequenos espalhados pelo país e nada mais. Nosso arquiteto mais arrojado é o Ruy Ohtake, responsável pelo Unique, Renaissance e o Royal Tulip de Brasília (ex-Blue Tree). Este último por sinal, absolutamente espetacular! Teto inspirado no zeppelin com balcões que simulam nuvens (na foto), cores marcantes e várias formas!
Imagino que esta falta de graça esteja relacionada ao perfil dos investidores hoteleiros no Brasil, a presença ainda tímida de grande redes internacionais que alimentam a criatividade deste mercado, ao nosso modelo mental e a pouca importância dada para a atividade turística no país... De qualquer forma, tudo isso precisa passar por uma transformação. Não podemos ser um destino turístico poderoso e relevante se a nossa hotelaria não corresponde (ou seria ao contrário?). Deixo aqui o início desta discussão! Comentários são muito bem-vindos para enriquecer este debate!!
Oi, Carol. Concordo muito com você. À hotelaria nacional falta criatividade e diferencial competitivo. Parece que colocamos todos em empreendimentos num grande mixer e deu nisso, um tanto de estabelecimentos praticamente iguais, sem personalidade.
ResponderExcluirIsso sem falar na estratégia comercial adotada pela grande maioria deles.
Achei legal a iniciativa de você colocar isso em debate. Num país que ainda está pensando no básico (faltam assentos suficientes nos voos internacionais, por exemplo), precisamos de pessoas que puxem a discussão para um nível mais elevado.
Francesca
Isso com certeza influencia a imagem do Brasil como destino turístico no exterior...
ResponderExcluirEnquanto países com uma quantidade bem menor de atrativos consegue receber muito mais turistas, simplemente pelo fato de investir em estrutura turística adequada, nós brasileiros continuamos vivendo em uma era pré-histórica do turismo, mesmo possuindo muito potencial e atrativos fantásticos... =/
É, ainda falta muito por fazer! Temos que investir em criatividade e inovação... Precisamos também investir em infra-estrutura, capacitação de mão-de-obra, sob pena de travarmos nosso próprio crescimento.
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