Livros e demais elementos para compor o universo

  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

As lendas urbanas da hotelaria!


A hotelaria, como outros segmentos, está repleta de lendas urbanas. Acontecimentos supostamente reais que são alardeados aos quatro cantos. Estas histórias possuem componentes humorísticos, bizarros e por vezes tristes e que ao longo dos anos, vão se somando, se multiplicando até o ponto onde não é mais possível identificar como tudo começou. São histórias compartilhadas entre colegas e que de certa forma, criam uma “linguagem” comum da profissão. Algo que só os iniciados conseguem compreender... Do ponto de vista psicológico, estes episódios colocam luz sobre a natureza humana e toda sua insanidade - e nós, profissionais deste universo, assistimos a tudo de camarote.

Pois, seguem agora, algumas delas para seu divertimento, reflexão ou lembrança. Algumas são reais e vividas por mim, outras são parte das conversas de bar e dos mitos deste nosso mundinho mágico.

Eis que o Gerente de Plantão é chamado pela segurança para auxiliar na resolução de uma situação atípica... havia um homem correndo pelado pelos corredores do hotel segurando uma pequena caixa de papel na mão. Depois de muito alvoroço e alguma estratégia (também alguma influência da equipe de segurança) nosso maratonista natureba decidiu entrar no seu apartamento e descansar... Todos se perguntavam o que tinha na caixinha que ele cuidadosamente deixou na porta, do lado de fora do seu apartamento. Já dizia o ditado - curiosidade mata! Neste caso, cheira mal! O conteúdo da caixinha era cocô! Cruzes!!! O que leva uma pessoa a correr pelada com uma caixa de cocô nunca saberemos!

Toca o telefone da recepção e um hóspede oriental com aquele sotaque carregado que lhes é particular diz: meu microondas não funciona! O hoteleiro que teve a sorte de atender aquele chamado pensa por alguns instantes e pede para o hóspede repetir. Meu microondas não funciona - diz ele. O hoteleiro fica confuso, mas sobe para verificar o que estava acontecendo, afinal, os apartamentos daquele hotel não possuíam microondas. Quando ele chega no apartamento, descobre a sopa servida trancada no cofre com o contador de segurança do equipamento funcionando... Sr. acho que seu microondas deve estar estragado, agora teremos que esperar alguns minutos até abrir. Como alguém se controla numa situação dessas??? Gargalhada na certa e dane-se o protocolo hoteleiro!!!

O final de semana estava agitado no hotel e isso significava que o plantão também. O Gerente Responsável resolve subir às 23h00 para dormir em seu apartamento no 13o. andar (1313). Com sua chave mestra abre a porta do 1303 e meio tonto com o cansaço usa o banheiro, puxa descarga e se dá conta de que está no apartamento errado. O hóspede percebe a movimentação e de cueca senta na cama. O gerente, naquele breu, percebe a besteira e sai correndo. No dia seguinte, o hóspede pede para chamar o Gerente Responsável e reclama que seu apartamento foi invadido por alguém na noite anterior. Estava preocupado com os seus pertences... Eita saia justa!

Certamente, compartilharei mais lendas aqui no blog no futuro. Por enquanto, convido para que mais hoteleiros usem este espaço para contar as suas!

2 comentários:

  1. Hahaha, a do microondas é ótima !!! São tantas histórias, mas agora lembrei de uma em específico.
    Grupo lotaaaando o hotel durante toda a semana e já no 3º dia de hospedagem do mesmo, começam a chegar por e-mail as pesquisas de satisfação dos hóspedes.
    Eis que uma delas diz: "O hotel é lindo, o café da manhã muito completo, mas só acho estranho o quarto não ter luz..."

    E todos se perguntam "Ahn ?". Visto que o hóspede estava in house foram averiguar.

    Adivinha ... nestes 3 dias ele ficou sem luz por não ter colocado o cartão no dispositivo de energia !!! Hehe, que dóóóó

    Ah, eu não queria ser o ass. de manutenção nessa hora, segurar a risada ia ser difícil !!!

    ResponderExcluir
  2. Escutei uma esta semana que tenho que compartilhar... Um recepcionista morreu do coração em um hotel em Curitiba porque bebeu dois litros de Yakult escondido. Foi por isso que o dono colocou câmeras para controlar a recepção!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem-vinda!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!