
A hotelaria do Rio de Janeiro é um verdadeiro espanto! Grande parte dos hotéis existentes estão lá há muito tempo. Houve troca de propriedade e de bandeiras, mas são praticamente os mesmos prédios.
A demanda é maior que a oferta de bons hotéis e a ocupação é excelente! Sempre que tento realizar uma reserva por lá, tenho dificuldade - tudo sempre lotado! E o que falar da diária média? Excepcional! Normalmente, não se pagaria o que efetivamente se paga por hotéis com tal estrutura e serviços. A boa e velha lei da oferta e da procura!
Muitas redes hoteleiras brigam intensamente por uma oportunidade neste paraíso. E é realmente difícil de entrar. Quem está, não quer sair. Quem quer entrar, não acha a porta. São poucos hotéis à venda e os que estão, têm muitos problemas. Terrenos disponíveis? Nem pensar! Conversão de bandeira? De jeito nenhum! Quem quer perder esta boquinha?
Por um lado, este cenário é fantástico para os hoteleiros cariocas, mas acredito que quem sai perdendo é o hóspede. Faltam investimentos nas necessárias melhorias e renovações. Os prédios necessitam de modernização, mas se vendem assim mesmo e vendem bem, qual a razão de investir? O mesmo vale para o serviço prestado. É medíocre! Nem bom, nem ruim... meia-boca!
A cidade será sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 e não observamos grandes intenções de transformação. Um pouco de competitividade como a vivida por São Paulo, faria bem!
Ouço muitos comentários do descaso com os hóspedes, no estilo "eu não preciso de você". Personalização do serviço e agradinhos aos hóspedes então ... nem pensar ! Só ficando no Fasano ... hehe
ResponderExcluirE no bom e velho Copacabana Palace!
ResponderExcluir