Sempre tive vontade de escrever, e, como desejo máximo, publicar um livro – uma daquelas atividades relevantes que devemos realizar na vida, a despeito do cliché. Enquanto isso não acontece, a Sociedade da Informação e/ou do Conhecimento permite alternativas menos pretensiosas, como este blog que está sendo criado agora.
Agradeço de antemão aos parentes, fiéis amigos, alunos queridos, conhecidos e desconhecidos que apoiarão e seguirão esta atitude nascente como parte das minhas resoluções para 2010. Agradeço especialmente aqueles que estimularam este processo.
Decidido o meio de comunicação, restava decidir o tema. Pensei em diversas possibilidades, todas relacionadas com quem eu sou e que de certa forma me definem: turismo, viagens, gastronomia, experiências culturais, intercâmbio, gestão do conhecimento, gestão estratégica, entre outras.
Pensei também em coisas mais banais, mas pelas quais sou aficionada, como as diversas séries de TV que acompanho. Mas nenhuma delas chamava tanto a minha atenção quanto a minha verdadeira paixão: HOTELARIA.
Por mais que eu tente em algumas ocasiões distanciar-me deste mundo (sem contudo ausentar-me completamente), ele sempre acaba me puxando de volta, com muito mais intensidade do que antes. Sou mesmo apaixonada por hotelaria, e quem é hoteleiro entende essa paixão.
E por que mesmo nos apaixonamos por uma atividade que é extremamente desgastante, com longas jornadas de trabalho – comparadas inclusive à medicina, mas sem a “nobreza” de salvar vidas – e com alto contato humano e suas infinitas possibilidades?
Para mim, pode ser pela falta de rotina e pela oportunidade de viver uma situação nova a cada dia, mas é principalmente pelo fato de que um hotel é um pequeno universo, com diversas pessoas interagindo, cada uma com a sua história, seus sonhos, suas ambições, seus problemas e angústias. E essas histórias se cruzam nos lobbies, nos restaurantes, nas piscinas, nos elevadores, nos corredores e, claro, em cada um dos quartos.
Cada hotel é único, com uma personalidade distinta que reflete ou o diferencia completamente do seu entorno. Nesse pequeno universo, tudo é possível, e somos nós, hoteleiros, que fazemos a magia acontecer. Vale ressaltar que, ao contrário do que muita gente imagina, essa profissão tem pouco glamour, mas é bastante gratificante. Hotelaria é um vício para quem por ela se apaixona – e é o meu maior vício.
Este blog é sobre isso. Aqui contarei casos, histórias, darei dicas, tratarei das tendências, das ferramentas, da gestão, das particularidades. Enfim, falaremos de tudo o que tenha relação com esse universo recheado de surpresas.
Espero que gostem da experiência e da leitura. Desfrutem do Universo Hotel!
Parabéns Carol! ótima iniciativa para 2010!
ResponderExcluirabs!
Nicolás