Livros e demais elementos para compor o universo

  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Recebendo comitivas - Parte I


Nesta semana não vou falar de um hotel específico, mas de algumas experiências do lado de cá do balcão. Receber pessoas é sempre uma aventura! Entramos em contato com distintas personalidades e em muitas ocasiões, fora de seu estado habitual: executivos apressados, maridos e mulheres infiéis, noivas neuróticas, reuniões familiares, pessoas em merecidas férias que querem que tudo saia perfeito, grupos rodoviários que contaram cada centavo para pagar a viagem, esbanjadores de dinheiro, celebridades, políticos e todo tipo de gente! O melhor é que estas interações rendem muitas histórias para contar!


Hoje falarei sobre as minhas interações favoritas - receber chefes de estado e de governo. Fui Gerente de Front Office em um hotel em Brasília que recebia todas as delegações internacionais em visita oficial ao país. Eu era a responsável pela organização desta recepção, que requer cuidados e atenção redobrada, além do protocolo requerido. Em um ano, recebemos 32 chefes de estado e de governo, sem contar a Cúpula Árabe (13 ao mesmo tempo) e os ministros, chanceleres e outros cargos.


O universo hoteleiro ganha tonalidades surreais ao receber pessoas que são responsáveis pela condução de nações. Imaginem o presidente do Iraque (Jalal Talabani) jantando com a esposa na piscina, em um momento absolutamente único para este casal que vive cercado. Obviamente, os atiradores de elite estavam posicionados estrategicamente, mas o papel da equipe era proporcionar um momento de normalidade. Imaginem uma chuva torrencial em Brasília que alagou parte da suite onde estava o Presidente da Alemanha (Johannes Rau). Como poucas pessoas têm o passe para entrar nestes espaços, lá fui eu secar o chão com toalhas felpudas branquinhas (único objeto autorizado disponível no momento), enquanto a primeira-dama vestia sua meia-calça para o jantar e falava comigo sobre a beleza de nosso país e o presidente jogava pinball no computador! (Du hast gewinnen!) Imaginem o presidente da Bolívia (Carlos Mesa) com problemas na internet. Subi ajudar e ele disse: senta aí e resolve e fiquei ali, acessando o computador presidencial. Imaginem um garçom exclusivo do Chavez que fica te seguindo como sombra para garantir supervisão constante da comida e evitar o envenenamento do chefe. Há uma infinidade de exemplos como estes e se a leitura agradar meus queridos leitores, contarei mais no futuro.


É difícil escolher um caso para contar, pois todos têm seu charme, mas a comitiva do Putin foi interessante. O presidente russo tem duas equipes de segurança exclusivas para suas viagens. Chegam 15 dias antes e coordenam todas as atividades com a equipe do hotel. Tratamos do trajeto a ser percorrido pelo presidente nas suas idas e vindas até seu shampoo preferido. Entre uma reunião e outra, a equipe de segurança aproveitava a piscina, entrava em contato com a comunidade local feminina e bebia (MUITO!!). O presidente é uma pessoa de hábitos simples, não fazendo nenhuma exigência extravagante. A propósito, a marca preferida de shampoo e demais cosméticos é Kenzo e todos os seguranças que entravam na presidencial (antes do Putin chegar) saiam com o mesmo cheiro - o que era incrivelmente bom, porque o fedor nos quartos da comitiva era inacreditável. Chegamos a fechar o andar após a saída por uns dias para garantir o padrão de qualidade para outros hóspedes.


Espero que tenham gostado da leitura! Sinto saudade do frio na barriga ao ouvir a sirene do primeiro batedor. Finalmente, gostaria de comentar que a equipe deste hotel foi uma das mais sintonizadas e competentes que já trabalhei e isto faz toda a diferença! Saudade de vocês!

5 comentários:

  1. A mim, agradou muito a leitura! Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas cuidado com estas revelações. A KGB já deve estar a tua procura.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeita pra falar, mas historias do lado de ca do balcao sao sempre boas de ouvir!!! O proximo podia ser das celebridades q tal hein????
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim ! A leitura agrada aos leitores. Lembro ainda das histórias contadas no 2º ano de faculdade a respeito das experiências passadas pelo auditor noturno, hehehe

    ResponderExcluir
  5. Ai que saudades daquele tempo! Profissionalismo acima de tudo! Que saudades do stress!!! kkkk
    Haja histórias!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito bem-vinda!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!