Livros e demais elementos para compor o universo

  • Copacabana Palace - um hotel e sua história (Ricardo Boechat)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hall da Fama da Hotelaria 2 - The Waldorf=Astoria

Hoje vamos falar de mais um hotel que integra o Hall da Fama da hotelaria - The Waldorf=Astoria em Nova Iorque. Atualmente, este hotel integra a rede Hilton e até existem outros hotéis que fazem parte da chamada Waldorf Collection, mas tudo começou na Park Avenue. Eu comentei no texto sobre o Copacabana Palace que para mim, um hotel cinco estrelas é aquele que alia diversos fatores, mas que o mais importante é a alma. Este, certamente é o caso do Waldorf!

Este gigante possui 1416 apartamentos, andar vip, exclusivíssimo spa da Guerlain, três restaurantes bares e muita história. A ala mais famosa é conhecida como The Waldorf Towers. É aqui que se hospedam as celebridades e todos os presidentes americanos desde Herbert Hoover. Falando em presidentes, quando lá estivemos hospedados, tivemos que passar por detetor de metais e nossas malas foram vistoriadas. É o preço que se paga para ficar no mesmo hotel que Barak Obama. Estava acontecendo uma conferência da ONU na cidade e vários chefes de estado e de governo estavam por lá. Foi aí que começou a nossa não tão boa experiência inicial.

Naturalmente a equipe não deu bola para nós, brasileiros recém-chegados de calça jeans, enquanto várias comitivas circulavam pelo hotel fazendo diversas solicitações. Entendo bem isso, pois quando eu mesma recebia as comitivas, não prestava muita atenção nos demais hóspedes (os mortais, John Does e etc.). Então, não considerei este ponto do meu check list como negativo.

Só que, ao chegarmos no apartamento...Meu Deus! Devo contextualizar antes de continuar: não pensem vocês que pagamos uma fortuna para ficar lá. Não é barato, mas procurando bastante e tendo paciência é possível encontrar promoções em diversos hotéis bacanas do mundo. Ainda assim não é barato, mas a experiência é válida, portanto topamos dividir o quarto com um outro casal de amigos! Na reserva, informei que seríamos quatro em um quarto. Continuando... quando entramos no quarto era absolutamente minúsculo com decoração da casa da vovó e muito mal cuidado. Mal cabíamos no quarto, quem dirá nossas malas. O armário foi uma das coisas mais bizarras que já vi na vida e tinha mofo no banheiro. Imaginem a nossa frustração!

Quando confirmei a reserva, recebi um email com o nome do gerente geral dando as boas-vindas. Aproveitei esta informação e escrevi uma carta enorme reclamando do que encontramos e dizendo que certamente esta não era a imagem que nós tínhamos deste hotel. Ao voltarmos no final do dia, fomos atendidos por um funcionário da área de hospedagem que gentil e prontamente ouviu todas as nossas queixas. Ao final, perguntou se concordaríamos em mudar de quarto. Tive que concordar...

Ah! As maravilhas que um upgrade não faz! Ficamos em uma suite linda, com quartos separados para os casais, com a mesma decoração da casa da vovó, só que agora bem cuidada. Andar exclusivo, poucos apartamentos e no alto! Esta mudança serviu para reverter a imagem negativa e possibilitou que prestássemos atenção no impressionante lobby, no relógio antigo e em todas as demais coisas que fazem o Waldorf ser o que é! Com isso, ele pode permanecer no Hall da Fama, apenas com a observação de que se você pegar um apartamento standard, existem opções mais descoladas e acessíveis na grande maçã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito bem-vinda!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hoteleira de profissão e por paixão, especialista em gestão estratégica e gestão do conhecimento. Proprietária da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, sócia da Hamburgueria do Vicente e professora da Universidade Positivo. Atuo em hotelaria há mais de 10 anos com muito prazer!